O Rubi é uma variedade do mineral chamado Coríndon. Chama-se de Rubi o Coríndon de qualidade gemológica de cor vemelha e de Safira as gemas de Coríndon de qualquer outra cor. Quanto mais intensa e vibrante for a cor vermelha, mais valioso e cobiçado é o Rubi. A dureza excepcional dessa pedra também contribui para a sua valiosidade, sendo classificada como uma das gemas mais duras, atrás do diamante.
Os rubis mais caros são os de origem birmanesa, que têm um tom de vermelho intenso e saturado, e o que apresenta uma estrela de seis raios dentro da pedra, os rubis-estrela. Já os mais baratos são os de origem africana, que têm uma cor mais clara e menos brilho.
O rubi é considerado em diferentes tradições uma pedra preciosa capaz de conferir proteção contra as energias negativas e o chamado mau-olhado. Ao criar um escudo de energia positiva em torno de quem o usa, repele as influências nocivas e devolve-as à sua fonte. Em geral, é um testemunho da paixão, amor e vitalidade. Desde tempos antigos, a narrativa dessa gema é voltada para o coração ardente.
